[Cine em Casa] Agora e para Sempre com Dakota Fanning

Agora e para Sempre e a adaptação do livro “Before I die” que cujo título recebeu o nome de Now Is Good (Em inglês) e que chegou aos cinemas decepcionando aos leitores do livro.



Now Is Good e baseando no livro “Before I Die” da autora Jenny Downham, porém recebeu o título de Now Is Good (em inglês) e no Brasil de “Agora e para Sempre” (título péssimo na minha opinião), pois pouco condiz com a proposta do longa.

Tendo tido pouca divulgação, o filme chegou ao Brasil direto para as locadoras e nos Estados Unidos, pouco se divulgou a adaptação, como costumeiramente observamos acontecer, exemplo “Se eu Ficar” que foi amplamente divulgado, inclusive chegou a ir aos cinemas aqui no Brasil (eu conferi no cinema nesta adaptação com a Chloe Grace Moretz).

Quando eu li o livro pela primeira vez, sempre imaginei como seria a adaptação para os cinemas, visto que, li o livro pela primeira vez em 2010, dois anos antes do lançamento de Now Is Good. Afinal a Tessa é uma das minhas personagens favoritas, e o livro a essência dele é algo único. Várias modificações foram realizadas da obra para a produção, alguns trechos importantes no livro não foram aproveitados na adaptação e a atuação da Dakota Fanning (Uma Lição de Amor – 2001), porém as atuações nesta produção, por parte da maioria do elenco é mediana não captando ou transmitindo as motivações de seus personagens para determinadas ações.

O filme acabou tornando – se a busca de uma jovem para descobrir – se e assim encontrar o amor, quando na verdade a essência do livro é justamente o contrário. O livro não é somente sobre um romance juvenil e sobre como aprendemos a lidar com as perdas, mas também a saber viver mesmo diante da eminente certeza da morte. E ainda mais, para uma pessoa tão jovem como a Tessa, que no livro possui 16 anos. Embora possua um enorme potencial a trama de Agora e para Sempre, não conseguiu se diferenciar de adaptações como a do Nicholas Sparks, em produções como “Um Amor para Recordar”.


Fizeram tantas modificações quando a obra para a adaptação que se não soubesse que se tratava de “Before I Die” eu diria que é apenas mais um filme sobre jovens que se apaixonam, porém a menina possui câncer e ambos sofrem com a certeza da perda. Quando o livro não transmite apenas isto. O único ponto que REALMENTE gostei quando ao roteiro e que ele tenta mostrar que não e apenas a Tessa sofrendo, mas os pais dela também, e isto, é algo que o livro retrata, mesmo não obtendo a visão dos pais dela no livro, ela descreve e a autora transmite em sua narrativa esse ponto. E esta abordagem do longa é algo importante para compreendermos como e a relação da Tessa com outras pessoas a sua volta e não apenas o romance, como aconteceu em “A Culpa é das Estrelas” por exemplo.

No todo, Now Is Good é um filme mediano, com atuações medianas que se perde nos clichês desses tipos de gêneros de produção juvenil, que no fim focam mais no romance do que propriamente nos indivíduos secundários da trama, mesmo que haja um espaço para o desenvolvimento dos personagens secundários, ainda é muito pequeno para torna o filme uma produção bem desenvolvida em termos de roteiro e construção narrativa. Ainda assim, recomendo que assistam, pois entretém. Porém se você leu o livro, e como eu amou a história, provavelmente sentira que o longa não captou os personagens nem a essência desta história… Infelizmente!
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.